segunda-feira, 3 de setembro de 2012

UFC ESTÁ ENTRE AS 20 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

CEARÁ
UFC está entre as 20 melhores universidades do Brasil, aponta Datafolha

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a 1ª do Estado e a 18º melhor instituição de ensino superior do Brasil, segundo o “Ranking Universitário Folha (RUF)”, divulgado nesta segunda-feira (3), pelo instituto Datafolha. Na região Nordeste, a UFC é a terceira melhor, perdendo apenas para Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).Das outras instituições cearenses, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) aparece em 53º lugar e a Universidade de Fortaleza (Unifor), na 66º colocação, no ranking nacional. A melhor instituição de todo país, segundo a lista, é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Detalhes e critérios

No RUF, foram consideradas apenas as universidades, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimentos. A lista é composta por 191 instituições, distribuídas em 188 posições, pois houve empates. Segundo o Datafoha, a metodologia do ranking mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

Os pontos observados foram: qualidade de ensino, qualidade de pesquisa, avaliação do mercado e indicador de inovação. Para avaliar esses aspectos, o Ranking Universitário Folha analisou publicações acadêmicas durante oito meses e entrevistou professores, pesquisadores do CNPq, além de diretores, gerentes de recursos humanos de empresas e instituições brasileiras.


Ranking das melhores universidades no Ceará (Foto: Reprodução/Datafolha)





Nenhum comentário:

Postar um comentário