terça-feira, 4 de setembro de 2012

MINHA OPINIÃO 2


Data Folha divulgou ranking das melhores universidades do Brasil. A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a 1ª do Estado e a 18º melhor instituição de ensino superior do Brasil, segundo o “Ranking Universitário Folha (RUF)”. Muito tenho orgulho de ter estudado nesta instituição e um dia pretendo voltar como docente.
Presenciei diversos desmandos e tentativas de transferências de centros para Campus do Pici. Por diversos anos o Campus do Benfica – CH 2 (História, Psicologia, Biblioteconomia e Comunicação Social), mas graças a manifestação de alunos, professores e servidores permanecem lá e hoje contam com instalações que jamais seriam pensadas 10 anos atrás.
No entanto, sou contra a utilização do ENEM como única forma de seleção, abolindo completamente o vestibular. Em minha opinião, poderia utilizar ENEM como primeira fase e na segunda permaneceriam as provas especificas como antigamente. Com o fim das duas fases, tem feito com que alunos menos qualificados ingressem na UFC. Diversos cursos estão sendo obrigados a criarem aulas de recuperação para nivelação dos alunos.
É do conhecimento de todos que a educação pública básica deixa muito a desejar. O governo como forma de “maquiar” cria cota e meios para facilitar ingresso de alunos no ensino superior. Esta política apenas infla as salas de aula sem que haja uma mudança significativa na qualidade do ensino. Muito mais eficaz seria uma política de fortalecimento da educação básica. Porque o ensino público superior é de qualidade e a fundamental e básica não? Claro que essa medida traria resultados apenas em torno de dez anos. Enquanto isso investiria em educação técnica (hoje grande carência do país). Com carga horária mais reduzida do que ensino superior, formaria de forma mais rápida, os profissionais tão almejados pelo mercado de trabalho. Muito universitários passam todo período da faculdade apenas estudando achando que terão vantagens na hora de procurar emprego. Mas só ao partir em busca de emprego que descobrem que necessitam de experiência e de networking além da formação.  Fazendo curso técnico obterá experiência e, se identificando com a área, faz o curso superior como forma de se especializar na função.
Brasil tem tudo para se tornar uma potência econômica, tecnológica e que esse beneficio seja percebido por todos e não por alguns, mas para isso será necessário EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE.
Sim, é possível esta é minha OPINIÃO.
Professor Ricardo Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário