terça-feira, 18 de setembro de 2012

DIÁRIO DE BORDO 3 - TAUÁ / CE

Tauá, distante cerca de 330 km de Fortaleza. Tem acesso pela BR 020. A empresa Princesa dos Inhamuns tem viagens diárias Viagem dura cerca de 6h. Localizado no extremo do estado. Umas das últimas cidades do estado antes da fronteira com Piaui. 
Cidade polo do sertão dos Inhamuns que também compreende os municípios de: AiuabaArneirozCatarinaParambu e Saboeiro

Comércio é muito forte na região. Estive duas vezes. Cidade muito quente. Temperatura média de 29o. Por apresentar poucas chuvas foi escolhida por Eike Batista, através de sua empresa EBX para ser a instalada a maior usina de energia solar da americana latina. 
Estive na cidade em duas ocasiões. Durante o dia muito quente, mas na madrugada faz muito frio. 
Fiquei hospedado na Pousada Mariano. Sua proximidade com a rodoviária faz ser procurada por muitos, principalmente por quem chega pela madrugada. Muitas bandas de forró ficam hospedadas lá. Os quartos são muito simples. Para quem esta apenas pernoitando uma boa, mas para finais de semana, recomendo procurar um outro que ofereça maior conforto.
Recomendo carneiro assado na churrascaria Boi Gordo. Fica na BR 020, próximo entrada da rodoviária. Costela assada com baião de dois. Jantei lá duas vezes e, todas as vezes que lá retornar irei apreciar essa iguaria. 
Tauá...oportunidade de empregos para comércio e, com a construção da usina solar, na área elétrica. 
Destaque para o Eco-Turismo, Esporte de Aventura - Motocross, Sítios Arqueológicos, Sítios Paleontológicos, Museu Regional dos Inhamuns, Cidade Digital,
Fest Berro é uma das festas mais tradicionais da cidade. Tauá tem uma ligação especial com a ovinocaprinocultura. Ele possui, hoje, o maior rebanho do estado e desenvolveu um produto gastronômico que é referência: a manta de carneiro de Tauá.A "Manta de Carneiro" é a carcaça inteira do carneiro retalhada, "o nome usado na confecção da Manta é escalar", temperada com sal e secagem/desidratação por um tempo de 2 ou 3 horas ao sol e a sombra. Alguns "processadores/escaladores" também utilizam para a salga uma mistura de sal e pimenta. Só provando para saber como é bom. Mas só gosto assada na brasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário