quarta-feira, 12 de setembro de 2012

HISTÓRIA DE SUCESSO E SUPERAÇÃO 9 - PINHEIRO SUPERMERCADO

Pinheiro Supermercado começou com a pequena Mercearia União que foi fundada em 1979 pela iniciativa dos irmãos Bosco e Honório Pinheiro para que seus pais tivessem um pequeno negócio. Desta forma, iniciou sob a administração do patriarca Joaquim Honório Alves. Um estabelecimento modesto, mas que já abrigava, o espírito de qualidade e simpatia na vizinhança do Pan Americano.

Em 1988 a Mercearia foi reestruturada, teve seu espaço físico ampliado e a venda saiu do balcão da mercearia para o auto-serviço do Mercadinho União. Nessa mesma época, os senhores João Bosco e Honório Pinheiro começaram a assumir pouco a pouco o Mercadinho e a colaborar com a administração da loja.
 
Os dois irmãos, sempre com espírito empreendedor, inovaram e investiram na excelência do atendimento, na variedade e na qualidade dos produtos oferecidos - fatores estes que fizeram a diferença na conquista dos clientes, posto que, naquela época, não havia estabelecimentos com essa postura situados em bairros periféricos.

Um ano depois, foi inaugurada a segunda - ainda nos moldes de mercadinho - O Mercantil União - na Vila Manoel Sátiro posteriormente transferida para a cidade de Itapipoca (CE) no ano de 2004, onde funciona hoje com uma área ampliada e totalmente modernizada, além de estar logisticamente adequada a estrutura atual da empresa.

O Mercantil União cresceu e em 1991 já estava suficientemente consolidado. A verticalização da empresa trouxe, para sua administração direta, o Sr. Honório Pinheiro com a inauguração da terceira loja, na Maraponga - que passa a ser modelo para a excelência pretendida por sua direção. A empresa passa a ter o nome de Casas Pinheiro e a ser denominada como supermercado devido ao incremento da infra-estrutura e da área de perecíveis da empresa.

1992 inicia com a entrada direta do segundo sócio e irmão - Bosco Pinheiro - que assume definitivamente, juntamente com Honório Pinheiro, a administração das lojas e da recém-inaugurada COABEL - Comercial de Alimentos e Bebidas. A partir de então, com os dois empresários à frente dos negócios, o Pinheiro se fortalece. Em 1994 a loja da Maraponga, estrategicamente localizada, supera todas as expectativas e logo se faz necessário ampliá-la. Sua área de venda é duplicada e passa a ser oferecido um amplo estacionamento além disso, foi criado um centro comercial para agregar mais serviço ao supermercado. A empresa passa, assim, a dar oportunidade aos pequenos empresários um dos fatores pelos quais, em 1995, recebe o slogan de O Bom Vizinho.

Em 1997 é inaugurada mais uma loja, desta vez no Mondubim, bairro vizinho a Maraponga. O desejo de melhoria contínua sempre foi uma constante e, desta forma, em 1998, a loja do Pinheiro Supermercado Pan Americano passa por reforma e ampliação. Pensando na capacitação dos seus colaboradores, em 1999 a empresa fundou o seu primeiro Centro de Treinamento - que leva o nome da professora Gracinda Pinheiro, genitora dos dois empreendedores.

Empresários de visão, os irmãos Bosco e Honório Pinheiro iniciaram o plano de interiorização do negócio em 2000, instalando um novo ponto de venda em Quixadá - esta loja agrega um novo diferencial, visto trabalhar no sistema de "atacarejo" - Atacado e Varejo.

A empresa segue seu plano de expansão e em 2001, quando o Pinheiro completou dez anos como auto-serviço, a loja de Messejana entrou em funcionamento. A experiência do interior resultou um sucesso e assim nasce um novo desafio - inaugurar em Sobral a maior loja do grupo - fato concretizado em 2002.

O Pinheiro Supermercado de Sobral tem 1.500 metros quadrados de área de venda dedicada ao supermercado que foi estruturado com equipamentos de última geração e moderno design, garantindo mais uma vez o propósito de ser uma empresa voltada para a satisfação do cliente. Junto a ela foi construído o Centro Comercial Pinheiro que agrega 14 lojas de serviço, dentre elas, o Pino's Ristorante e o Cinema Renato Aragão, - que conta com duas salas com capacidade para 237 lugares. Este arrojado empreendimento comercial totaliza 5000 metros quadrados.

Ainda em 2002, o Pinheiro Supermercado desenvolveu um programa de Garantia de Qualidade sendo o primeiro supermercado, no Brasil, a obter a ISO 9000 - Qualidade Total em Serviços. Passou por quatro auditorias internas e uma Pré-Auditoria e a Auditorias de Certificação. Permaneceu certificado até Dezembro de 2005 através da empresa certificadora BVQI, de origem inglesa. Depois disso, passou a desenvolver suas auditorias internas trimestrais de forma autônoma, dando sequência a um programa próprio de qualidade.

O sétimo ponto de venda foi inaugurado no município de Itapipoca, também no modelo "Atacarejo" - Agrega o segundo Pino's Ristorante no seu Centro Comercial. Dos princípios de qualidade buscados com esforço e muito trabalho desde a primeira raiz da empresa, colhem os merecidos frutos.

No ano de 2010 é inaugurada a loja do Pinheiro Supermercado em Limoeiro do Norte, findando o oitavo empreendimento. A mesma possui 1.820 metros quadrados de área de venda, 15.000 itens em comercialização e gera 175 empregos diretos e 700 indiretos. Segue a linha de “Atacarejo”. Adjacente a ela está o Centro Comercial Pinheiro, com 7 lojas, dentre elas Cinema Francisco Lucena, Mundo Pinheirinho e Pino’s Ristorante. O empreendimento atende uma população de 285 mil cearenses, localizada na região do Vale do Jaguaribe.

O Diretor presidente Senhor Honório Pinheiro, também é presidente da FCDL - Federação das CDLs do Estado e diretor da ACESU – Associação Cearense de Supermercados, e já presidiu com extremo êxito a CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas. A empresa faz parte da Associação de compras dos Supermercados do Ceará – Super Rede – Maior central de negociação supermercadista. Tudo isso garante ao bom vizinho praticar preços extremamente competitivos.

Os padrões de excelência são aprimorados constantemente. Para garantir essa Qualidade foi que a empresa desenvolveu, entre outras ações, um programa de endomarketing intitulado Encontro de Parceiros, e desde 1995 realiza encontros ao ar-livre com a totalidade de a sua equipe afim de levantar anualmente o diagnóstico organizacional a partir do ponto de vista de seus colaboradores.

Hoje a empresa já está na sua terceira geração e conta com o apoio direto dos sucessores: Alexandre Pinheiro, na área comercial e Xênia Pinheiro, na área Administrativa-Financeira. Para potenciar a equipe gestora, o grupo de staff executivo, bastante antigo na organização, atua em suas respectivas áreas de captação de informações e execuções de tarefas buscando a sustentação e ampliação organizacional. Para fortalecer o time, também é costumeiro ver dentro das lojas a figura de outros dois sucessores, em formação, Tadeu Pinheiro e João Bosco Pinheiro Jr, desenvolvendo seus talentos na supervisão de lojas e área de logística.

A empresa entende como fundamental o tripé de parcerias entre: clientes-fornecedores e colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário