domingo, 30 de setembro de 2012

DIÁRIO DE BORDO 5 - QUIXERAMOBIM / CE

Dando continuidade ao "DIÁRIO DE BORDO" minhas impressões sobre cidades onde viajei chegamos ao município de Quixeramobim. Banhado pelo Rio Quixeramobim (para alguns, eis motivo de seu nome). Distante cerca de 220 km de Fortaleza seu acesso ocorre pela BR 116 e pela estrada do algodão. Cidade de Antonio Conselheiro (líder da revolução de Canudos), Fausto Nilo, Paulo Angelim, humorista Skolástica, 
É o epicentro do estado (está bem no meio do estado). Possui maior rebanho leiteiro do Ceará. Sua economia também se destaca pela extração de pedras preciosas nas jazidas minerais são extraídos: barita, topázio, granada, berilo, gipsita, turmalina, biotita, calcário, lepidotita e malaquita.

Comecei frequentar Quixeramobim desde criança. Tenho tio que mora lá e todos os anos íamos passar uma semana durante as férias. Lá onde andava a cavalo (lei uma queda que passei 15 dias com polegar engessado). Quase morri afogado na lagoa do padre quando pescava com tarrafa. Pois é, sei quase pescar. Ela ás vezes abre completa, mas é gostoso a expectativa para ver se a cada arremesso foi possível pegar algum peixe. Mas, primeiro mesmo que peguei foi com anzol e usando caju como isca...
Sempre gostava de visitar a igreja matriz, a estação de trem além de caminhar a cavalo. Alguns barzinho servem de opção para quem quer curtir um pouco da culinária local bem como apenas sentar e conversar com amigos ao som de música ao vivo ou dvd´s. 
Uma das maiores atrações é quando a barragem sangra. Com sua religiosidade e cultura forte atrai visitantes em suas tradicionais festas: Coroação de nossa senhora em maio, festa do padroeiro santo Antonio em junho e o tradicional festival internacional de trovadores e repentistas em dezembro.
Sempre fiquei hospedado na casa de meu tio, mas por amigos ficarem em pousadas posso comentar sobre elas:
  • Hotel Veredas do Sertão: Um oásis no sertão. Muito bem estruturado. Proporciona conforto para quem esta disposto a pagar um pouco mais.
  • Pousada Antonio Conselheiro: Situada bem no centro...praça da matriz. Mais parece uma casa antiga. Com móveis de época causa uma impressão bem rústica, mas seus quartos deixam muito a desejar. Desconfortáveis, muito pequenos...causam uma sensação estranha. Olha que nem fiquei hospedado, apenas fui conhecer pois um amigo estava lá. Só recomendo caso seja apenas para pernoitar e queira economizar. 



Alguns pontos turísticos:
MARCO DO CENTRO GEOGRÁFICO DO CEARÁ
Marco obelisco com cerca de 10 metros de altura, em granito e aço que foi anteriormente instalado pelo IBGE que referencia o presumido ponto de eqüidistância geodésica do Estado; fica na Praça Dias Ferreira. Quixeramobim portanto, é conheicida como a cidade "Coração do Ceará".
J.Robson



PONTE METÁLICA
inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1899, Formada por quatro vãos de 52,4m, a ponte tem uma extensão total de 209,6 metros, pesa 488 toneladas e já foi a terceira maior do gênero em todo a América do Sul. Depois de desativada, a velha ponte metálica despertou o interesse quanto à sua importância histórica e turística, sendo restaurada em suas cores originais, dotada de grades laterais e passarela de madeira afixada sobre os trilhos e colocada ao tráfego regular de pedestres. Caracterizando-se como um dos mais interessantes destaques do catálogo de atrações turísticas da cidade.
                                     
J.Robson
Ponte Metálica
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO
Tem suas origens na primitiva capelinha de taipa construída e entregue aos fiéis no ano de 1732 por Antonio Dias Ferreira. Compleição externa da arquitetura do templo, sofreu algumas alterações ao longo de diversas reformas, a última das quais realizada entre 1886 e 1916 (quando teve acrescida mais uma torre), sendo preservada, porém, na versão original de seu estilo barroco, com fachada em frontispício neoclássico. Seu piso original foi substituído por granito e suas colunas revestidas por lajotas de cerâmica.
J.Robson
Matriz de Sto. Antônio

Augusto Costa
Igreja Matriz de Sto. Antonio

photo

Barragem de Quixeramobim / CE

Construída em 1958, com capacidade de 54 milhões de metros cúbicos.

Nesta casa nasceu Antônio Conselheiro em 13/Março/1830;
Ao ensejo do centenário (1897-1997) do falecimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, e da destruição de Canudos, o governo do Estado do Ceará, a Prefeitura municipal de Quixeramobim e a Universidade Federal do Ceará homenageiam a figura de Antônio Conselheiro;
Nesta casa, onde viveu sua infância e adolescência, Fausto Nilo Costa Júnior compôs seus primeiros versos e desenhou os traços iniciais, que o transformariam em um dos mais festejados artistas contemporâneos. Homenagem da Prefeitura e do povo de Quixeramobim a Fausto Nilo, pelo ensejo do 60º aniversário de nascimento – 05-04-1944. Quixeramobim, 14 de agosto de 2004. Inscrições nas três placas da parede.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário