domingo, 16 de setembro de 2012

DIÁRIO DE BORDO 1 - IMPERATRIZ/MA


Quem nunca sonhou trabalhar viajando? Pois bem, eu também sempre sonhei. E esse meu sonho começou a se tornar real quando em 2003 viajei para Imperatriz/MA pelo Banco Itaú. Ao ingressar no cepep, em 2005, comecei a viajar pelo estado do Ceará. Hoje, sete anos depois, já estive a trabalho em cerca de 120 municípios dos 184 cearenses. Além da capital e algumas cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e São Paulo. Uma amiga, Karol, sugeriu que fizesse uma exposição de cada uma dessas cidades. Como pontos que devem ser visitados, hospedagem, cultura, alimentação... Gostei da sugestão e hoje estou iniciando uma nova categoria de post: “Diário de Bordo”.
Arrumem as malas, apertem os cintos  e sejam bem-vindos nessa viagem.

Vamos começar nossa viagem por Imperatriz/Ma.
É segunda maior cidade do estado. Sendo menor apenas que a capital São Luiz. De clima ameno, sua economia é baseada no comércio atacadista. A rede de loja Liliane que tem lojas aqui em Fortaleza, sua matriz é em Imperatriz. O custo de vida não é tão caro se comparado a Fortaleza. Com R$ 7,00 come um prato feito (PF) muito gostoso (arroz branco, farofa, verdura, macarrão e duas opções de carne). Fiquei hospedado no hotel Shalon. Localizado bem no centro da cidade. Próximo a bancos (Itaú, CEF e Santander). Não é grande, mas muito confortável. Café da manhã com muitas variedades. A noite sua localização é um pouco ruim para quem não esta de carro. Lanchonetes ficam cerca de uns 200 metros, ruas pouco iluminadas, mas bem na esquina tem um posto de combustíveis com loja de conveniência que poderá fazer pequenos lanches.
A vida noturna se concentra na “BEIRA RIO”.  Como se fosse a Beira Mar em Fortaleza. Bares com música ao vivo, muita gente bonita. Em quase todos os bares a entrada mais recomendada é Tossin assado. Recomendo, muito gostoso.
Algo que chamou minha atenção foi em pleno mês de fevereiro 19h e dia ainda claro.
Minhas dicas:
1º. Como em todas as grandes e médias cidades é necessário ter cuidado com a violência. Nada que seja necessário temer. Apenas evitar ruas escuras, portar joias, expor câmeras ou máquinas fotográficas;
2º. Pôr do sol as margens do Rio Tocantins é algo que não deve deixar de acompanhar;
3º. Indo ao Maranhão não deixe de provar o refrigerante Jesus. Eu confesso que não gostei muito, mas recomendo provar e tirar suas próprias conclusões;
4º. O tossin suíno é uma iguaria muito apreciada no Nordeste brasileiro. O de Imperatriz é muito grande. Muito gostoso (não digo o mesmo de ser saudável), mas vale a pena provar.
5º. Partindo de Fortaleza recomendo que vá de avião, pois de ônibus a viagem dura cerca de 24h.

COMO CHEGAR
Localização
Oeste Maranhense 
Limites
Cidelândia, São Francisco do Brejão, Davinópolis, Senador La Rocque, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Rio Tocantins.
Acesso Rodoviário
BR-010 (Belém-Brasília), BR-226, BR-222, e ainda com a MA-122, MA-123 e MA-280, além da ferrovia Norte-Sul, que faz conexão com a Ferrovia de Carajás.
Distâncias:
Da Capital São Luiz:
484 km
De Fortaleza:
1.401 km


Leia mais:http://www.ferias.tur.br/informacoes/2475/imperatriz-ma.html#ixzz26f9LTG7Y






Sim, é possível!

Um comentário: