sábado, 8 de setembro de 2012

HISTÓRIA DE SUCESSO E SUPERAÇÃO 4- JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA - ZENIR MÓVEIS


Filho de um casal de agricultores, Zenir nasceu em um sítio no município de Jucás, a 407 km de Fortaleza. A infância foi marcada por um acontecimento trágico: aos 2 anos, uma paralisia infantil quase o levou à morte. Zenir diz que a cura veio à custa de muita reza da mãe, Joana Alves de Oliveira. Mas a doença deixou sequelas — até hoje, aos 46 anos, o empresário tem dificuldade para movimentar a perna e o pé esquerdos. A limitação física não impediu que, ainda criança, trabalhasse na roça com o pai, Francisco Leite de Oliveira. A pequena plantação servia de sustento para os dez filhos do casal — Zenir era o mais velho entre os homens. 

Aos 14 anos, sua vida tomaria outro rumo, graças à bem-vinda interferência de um tio paterno. Foi João Alves quem tirou o menino da lavoura. “Ele viu como o trabalho era duro e ficou com pena de mim. Daí me levou para morar com a família dele em Iguatu”, conta Zenir. Dono das Casas Alves, o tio empregou o sobrinho como faxineiro na loja de móveis e eletrodomésticos. Curioso e falante, o menino adorava conversar com os vendedores e descobrir como tudo funcionava. Três anos depois, foi promovido a vendedor, com direito a comissões sobre as vendas. “Juntei muito dinheiro ali”, conta. “Lembro que, quando decidi me casar, em 1986, comprei metade dos móveis só com o que ganhava de extras.” A escolhida foi Solineide Araújo, a quem pediu em casamento com apenas um ano de namoro. Ele tinha 21; ela, 20. Hoje, o casal tem quatro filhos: os gêmeos Alan e Alex, com 25 anos, Emerson, 19, e Ilana, 16.

Em 1992, já como gerente na loja do tio, Zenir achou que era o momento de abrir o próprio negócio: uma revendedora de colchões. “Quando falei sobre meus planos, ele aprovou, dizendo: ‘Se você sabe administrar o que é dos outros, por que não poderia tomar conta do que é seu?’”. Apesar da determinação, houve quem o chamasse de louco por abandonar um emprego seguro em um negócio familiar. “Em cidade pequena, muita gente dá palpite no que não deve”, diz Ilamar Pereira, 35 anos. Funcionário mais antigo da loja, ele trabalha com Zenir desde os 16. “A gente ouvia as pessoas dizendo que ele não conseguiria pagar nem o aluguel do imóvel.” Pereira, que começou como contínuo e hoje é gerente de vendas, descreve o empreendedor como um homem focado. “Seu Zenir trabalhou duro. Por anos seguidos, passava mais tempo na empresa do que com a família. Admiro o respeito que tem pelos funcionários. Ele dá boas oportunidades para quem quer progredir”, afirma.

Gabriel Rinaldi
TRADIÇÃO > O empresário cumprimenta vendedora da Zenir Móveis e eletros. Até pouco tempo atrás, ele sabia os nomes de todos os funcionários
Quando o negócio completou seis meses, Zenir diversificou o mix de produtos com eletrodomésticos. “Eu não tinha poder de barganha e era difícil oferecer preços competitivos. Mas as pessoas vinham comprar comigo porque sabiam que seriam bem atendidas”, diz.

Em 1994, abriu a segunda loja, já com o nome de Zenir Móveis e Eletros. A casa ocupava um espaço de 400 m² no centro de Iguatu. O número de colaboradores subiu de três para 20. Sem talento para as finanças, Zenir buscou um especialista. Com oito anos de experiência nas Casas Pernambucanas, Francisco Bento de Souza foi escolhido para o cargo de diretor financeiro. “Aceitei o convite porque percebi o potencial da empresa”, diz Bento. “Quando assumi, o setor financeiro estava caótico. Passamos três anos trabalhando de domingo a domingo para colocar a casa em ordem”, conta.

Nesse meio-tempo, o gestor conquistou a confiança do patrão. Convenceu Zenir a vender um carro novo para reinvestir o capital no negócio e, com o início do Plano Real, recomendou baixar preços e queimar estoques, para compensar os juros altos e aumentar o fluxo de caixa. Também incentivou o empresário a abrir a terceira loja, em 1995, no município de Campos Sales, a 497 km de Fortaleza. “Devo grande parte do sucesso da rede ao Bento”, reconhece Zenir.
Gabriel Rinaldi
CONTINUIDADE > O dono da rede divide o escritório como filho Alex, que, no futuro, deve assumir o comando da rede ao lado do irmão, Alan
No balanço de sua carreira, o empreendedor atribui boa parte de suas conquistas à vontade de Deus. Proteção divina à parte, algumas estratégias foram fundamentais. A principal foi iniciar a expansão em cidades pequenas. “Não podia correr o risco de abrir uma loja em Fortaleza e não dar certo. O consumidor da capital é menos fiel, porque tem mais opções de compra”, afirma. 
Gabriel Rinaldi

Além disso, o empresário notou uma carência de redes de varejo em municípios menores: essa percepção o levou a estabelecer como meta dominar a região. Hoje, tem 19 lojas no interior do Ceará e cinco na capital — a primeira delas aberta em 2003, com um investimento de R$ 2 milhões.

Atenção à publicidade e ao pós-venda são outros pontos fortes. “No interior, quando acontece algum problema com o produto, o consumidor prefere ir direto à loja, em vez de procurar uma assistência autorizada”, afirma. A casa faz essa intermediação. “Cliente bem atendido é cliente fiel”, afirma Zenir. Outdoors, carros de som e propaganda em rádio e TV são parte das ações de publicidade, que consumiram R$ 9 milhões em 2010.

O bom momento da economia brasileira também foi decisivo. O maior crescimento aconteceu no governo Lula, impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo da classe C, público-alvo de Zenir. Segundo pesquisa da consultoria DataPopular, em 2010 esta classe foi responsável por 43,3% do consumo de produtos e serviços para a manutenção do lar, ultrapassando as classes A e B, com 38,7%.
Gabriel Rinaldi
PAUSA > A suíte, instalada na sede da empresa, abriga os momentos de descanso de Zenir: todos os dias, depois do almoço, é hora da sesta
A demanda crescente acirrou a concorrência. Macavi e Rabelo são algumas das redes nordestinas que brigam por mercado com Zenir. Esta última comprou, no início do ano, a rede Armazém Nordeste, sediada no estado do Piauí. Agora, a Rabelo conta com 108 estabelecimentos no Nordeste, 63 destes no Ceará. Em 2010, a Insinuante, líder na região, anunciou a fusão com a mineira Ricardo Eletro. Juntas, têm 528 lojas no país, 21 das quais no Ceará.

Alerta aos competidores, Zenir também fez aquisições: em dezembro de 2010, comprou de seu vizinho de porta, Edvane Matias, as Lojas Mathias. O valor da transação é mantido em segredo e a incorporação está em andamento. O total de lojas subirá para 34 e o número de funcionários passará de 1.300 para 1.500. O negócio também marca a entrada da rede no estado da Paraíba. “Se tudo correr como esperado e a aceitação for positiva, continuaremos o processo de expansão pelo Nordeste”, afirma.

Na opinião de Freitas Cordeiro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, a percepção aguçada para o comércio e o conhecimento do comportamento do consumidor explicam a trajetória de Zenir. Mas ele pode ter dificuldade em outras capitais, opina. “A essência da empresa é interiorana. O próprio empresário admite que as lojas de Fortaleza não vendem tão bem quanto as filiais menores”, diz. Outra questão é o e-commerce. “Zenir precisa começar a vender on-line o quanto antes”, afirma Cordeiro. “Alguns concorrentes, como Macavi e Insinuante, já estão na internet.”

Na vida privada, Zenir tem hábitos simples. Mora numa casa ampla e confortável, mas sem ostentação — o maior luxo é a garagem para cinco carros. Nos momentos de folga, gosta de pescar ou ir para a fazenda onde cria 1.500 cabeças de gado, também em Iguatu. Nunca saiu do Brasil — mesmo porque, até hoje, só tirou quatro dias de férias, em 2008, quando foi para Natal (RN) com a família. A médio prazo, está nos planos de Zenir trabalhar menos e se divertir mais. O empresário prepara os gêmeos Alan e Alex Oliveira para sucedê-lo. Alan é diretor administrativo e Alex ocupa o cargo de diretor comercial — ambos cursaram administração de empresas. “Meu maior sonho é vê-los dando continuidade ao meu trabalho”, afirma.

Final de tarde: com o sol baixo e a temperatura amena, o empresário me convida para uma caminhada pela cidade. Em pouco tempo, fica evidente que Zenir é uma celebridade local. Não há quem não pare para dar um alô: alguns buzinam, outros acenam ou param para conversar. Apesar do prestígio, carreira política não está nos seus planos. “Não é a minha praia. Se me candidatar, corro o risco de gastar tudo em campanhas e acabar com o meu patrimônio”, explica. A distância da política não o impede de ter boas relações com o prefeito, Agenor Neto. “Ele promove o município. Contribui para a geração de renda, empregos e para a arrecadação de impostos”, afirma Neto.

Hoje é Zenir quem sustenta dona Joana e seu Francisco. O empresário tentou trazer os pais para Iguatu, mas eles não querem deixar o sítio. “Falei para minha mãe que ela podia escolher qualquer casa da cidade. Só que ela gosta mesmo é da tranquilidade da roça”, diz. De vez em quando, os pais vão a Iguatu para fazer uma visita. Outro dia, Zenir levou a mãe para ver o jatinho novo que havia comprado para se locomover entre as filiais — um “instrumento de trabalho”, salienta. “Ela ficou muito emocionada. Por causa da minha deficiência física, minha mãe achava que seria muito difícil eu conseguir trabalhar, ou até mesmo me casar. Hoje, tem orgulho da minha trajetória de superação”, diz.
UM HOMEM DE FAMÍLIA
  arquivo pessoal
Arquivo Pessoal
VIDA NA ROÇA > No sítio Boa Esperança, a prole lota a caminhonete: Zenir é o de camiseta vermelhaINVERSÃO DE PAPÉIS > Hoje, o empresário sustenta os pais, Joana Oliveira, 65 anos, e Francisco Oliveira, 69
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
CRIANDO HERDEIROS > A mulher do empreendedor, Solineide Oliveira, amamenta os gêmeos Alan e Alex, hoje diretoresPARCERIA ANTIGA > Zenir e Solineide posam em 2007 com o prêmio Lojista do Ano, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza


ZENIR MÓVEIS E ELETROS
FUNDAÇÃO > 1992
SEDE > Iguatu (CE)
O QUE FAZ > Vende móveis e eletrodomésticos
FUNCIONÁRIOS > 1.300
FATURAMENTO 2010 > R$ 262 milhões



Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios - http://revistapegn.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário