domingo, 9 de setembro de 2012

MINHA OPINIÃO 3


Um dos assuntos que mais foi noticiado essa semana foi o julgamento do mensalão e a história de vida do Ministro Joaqui Barbosa. Filho de uma dona de casa e de um pedreiro. Trabalhava como faxineiro enquanto cursava a faculdade. Não precisou de cotas. Era único negro na Universidade de Brasília (UNB).
Com muita dificuldade e esforço foi aprovado Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro e hoje ocupa uma vaga na corte máxima do país: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Para muito é um “herói”, pois condenou alguns políticos. Mas, tudo isso tem início com a descrença do brasileiro com a política. Caso todos tivessem consciência da importância de seu voto, não seria necessário o STF realizar julgamento dessa monta. Mas, nossa democracia ainda é muito recente. Apenas 28 anos desde as diretas já de 1984. Tivemos a eleição indireta de 1986 – quando Tancredo Nevez foi eleito, mas morreu antes de tomar posse, assumindo seu vice: José Sarney.
Em 89 ocorreu a primeira eleição direta desde o golpe de 64. Fernando Collor foi eleito derrotando Lula. No entanto, dois anos após, com denuncias de corrupção sofre impeachment. Tome posse Itamar Franco. Em 94 é eleito Fernando Henrique Cardoso, sendo reeleito em 98 e em 2002 LULA assume a presidência. Após se reeleger em 2006, 2010 foi a vez de Dilma se tornar a primeira mulher a presidir o Brasil. Ou seja, Muito recente. Além do grau de instrução da maioria do povo ser relativamente baixo, em especial longe dos grandes centros, ainda prevaleça votos de “favores” e por “amizade”.
Quase todo eleitor se lembra em quem votou na eleição majoritária (Prefeito, Governador e Presidente), mas para os demais cargos esse índice cai drasticamente. Eis o grande problema pois cabe ao Legislativo (Vereadores, Deputados e Senadores) formularem as leis. Como podemos cobrar leis que realmente atendam as nossas necessidades se não aos interesses deles. Povo não tem preço, tem consequência como diz a propagando do TSE. De nada adiantará essa medida de Joaquim Barbosa se não fizermos a nossa parte novos ocorrerá absurdo como o do Deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) que disse em maio de 2008: “Estou me lixando para a opinião pública”, afirmou Moraes aos jornalistas. “Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, mas a gente se reelege.” E foi reeleito em 2010 com 97.380 votos. Compreenda cada voto tem seu valor. Acreditar em si é o primeiro passo para se uma pessoa melhor, como fez Joaquim Barbosa. Saibas de seu valor, pois PIOR ANALFABETO QUE EXISTE É O ANALFABETO POLÍTICO pois acha que política não tem nada haver com sua vida.
Isso pode mudar. Sim, isso é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário