sábado, 15 de setembro de 2012

A satisfação de ser professor e à alegria de mais um trabalho realizado. APRENDIZES JBS

Ser professor é uma dádiva que agradeço a Deus ter recebido. Tenho oportunidade de conhecer pessoas novas com muita frequência. No entanto, Também tem suas desvantagens...mas a maior delas é quando chega dia de dizer até logo. É um momento muito delicado, pois com o convívio surge amizade, convivência e quando chega hora de encerrar a turma bate uma tristeza, um vazio no peito.
Fiz esse texto em homenagem a eles:

Hoje, 14/09/2012, encerrei mais uma turma na JBS em Cascavel/CE. Essa, em especial, foi uma que me marcou. Foi minha primeira experiência com Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Posso dizer que hoje sou um profissional melhor. No total eram 34 aprendizes. Das mais diferentes necessidades e idades. Citarei exemplo de 4 que sempre levarei o que aprendi com eles:
  1. Naiane: tem apenas 10% da visão. Quando ingressou na fábrica ficava reservada, totalmente dependente de amigos. Passados pouco menos de quatro meses parece uma outra pessoa. Segura, confiante...servindo de modelo para muitos;
  2. Misael: Tem perda auditiva. Teve uma juventude muito tumultuada. Estudos não era prioridade e passou a agir de forma que hoje prefere esquecer. No entanto, hoje é um pai de família, funcionário exemplar e um líder aonde todos escutam;
  3. Ruth: Mãe de quatro filhos. Tem escoliose. Separada do esposo, teve que assumir papel de chefe de família. Trabalhou em várias áreas até que surgiu oportunidade em ingressar na empresa. Carismática, conquista a amizade de todos pelo seu jeito simples de ser. Apesar de todo peso que carrega, sempre esta com sorriso e disposta a ajudar quem a procura;
  4. Jeron: Sua visão se resume a um vulto lateral. Depende da bengala para que possa se locomover nas ruas. Foi obrigado a reinventar sua vida e realiza atividades que muitos se julgam incapazes: realizar trabalhos manuais, dirigir e pilotar moto (com um guia orientando suas atividades). Tira brincadeira com suas próprias limitações. Muito ajudou na auto estima de Naiane. Além de buscar ensina-la brailer (e a mim). Com sua humildade e determinação contagiou a todos e mostrou para empresa inteira que todos somos capazes, basta acreditar.
Esses quatro meses foram marcantes na minha vida pessoal e profissional. Citei apenas quatro nomes, mas todos foram essenciais. Caso tivesse faltado um, não teria sido a mesma coisa.  Aprendi que a diferença só existe quando queremos. Gostaria que cada um dos que estão lendo esse post tivessem oportunidade de exercer uma profissão que lhe der prazer e que possam trabalhar, conviver com uma pessoa PNE. 
Jamison, Leilson, Antônio, Ruth, Edileusa, Gracinha, Cãndida, Naiane, Vanda, Everardo, Marcos, Josiane, Neilson, Maura, Conceição, Misael, Otacílio, Herbson, Douglas, Luciano, Jeron, Airton, Liduina, Hélio, Patricia, Edina, Francisca, Regina, Rejane.

Muito obrigado a todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário