domingo, 2 de setembro de 2012

MINHA OPINIÃO 1

Muitos dizem que um professor deve ser "neutro" e não manifestar opinião sobre determinados assunto. Eu discordo. Acho que, como formador de opinião, deve sim expor seu ponto de vista. Todos devem tirar suas próprias conclusões sobre os mais determinados temas. 
Com este post darei início a manifestar minhas opiniões sobre os pontos mais cruciais ocorridos na semana. Darei inicio comentando sobre reportagem da revista VEJA : 
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/educadores-nao-estao-prontos-para-lidar-com-%E2%80%9Cisadoras%E2%80%9D

Lecticia Maggi
Imagem feita por Isadora Faber, de 13 anos, na Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis, e publicada na página "Diário de Classe", no Facebook. Ela diz que as deficiências da escola começam na "porta de entrada"
Imagem feita por Isadora Faber, de 13 anos, na Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis, e publicada na página "Diário de Classe", no Facebook. Ela diz que as deficiências da escola começam na "porta de entrada" - Reprodução
Aos 13 anos, a estudante Isadora Faber, de 13 anos, já detonou uma pequena revolução. Queixando-se, no Facebook, dos problemas de sua escola, atraiu em menos de dois meses cerca de 200.000 fãs para a página virtual "Diário de Classe", motivou reportagens na imprensa e provocou uma reunião de emergência na Secretaria de Educação de Florianópolis, que resultou em promessas imediatas de providências para sanar as falhas. Saltam aos olhos no episódio a força que uma ferramenta como o Facebook, quando bem usada, pode ter em benefício da educação e também o quão desatentos e despreparados estão os educadores para isso. Prova disso é que a secretaria admitiu que conhecia as denúncias de Isadora, mas só decidiu tomar providências depois que o caso virou assunto nacional.
Minha opinião:
A educação fundamental e básica pública tem deixado muito a desejar. Por décadas governantes tem abdicado dessa responsabilidade em detrimento de outros interesses. Ou pior ainda, quando recursos são desviados por políticos ou diretores corruptos, Como caso citado pelo programa CQC da rede Bandeirantes, quando uma TV doada para a escola estava na casa da diretora. Enquanto houver essa de que É DO GOVERNO PODE QUEBRAR, corrupção e a mentalidade de que porque é público " DE GRAÇA" não temos direito de reclamar, nada irá melhorar. O que Isadora Faber fez, foi dar um basta. Apesar de sofrer represálias por parte da escola e da secretaria de educação para que excluísse a página ela ignorou e, com apoio da família continuou com as denuncias e resultados em melhorias físicas e melhor ambiente de trabalho para todos, sem necessidade de greves que prejudicam a todos. 
Sou a favor de manifestações de melhores condições de trabalho e de salários, mas sou TOTALMENTE CONTRA GREVE DE SERVIDORES PÚBLICOS. Segundo dados do jornal O GLOBO Em 88% dos empregos, público paga mais que na iniciativa privada. Mesmo quando são levados em conta a escolaridade e o gênero, ainda assim, o servidor recebe, em média, 20% a mais do que quem está na iniciativa privada”. Além de receberem salário acima da média ainda são beneficiados com estabilidade. Isso faz com que muitos (não estou generalizando) não demonstrem nenhum esforço em exercer bem suas funções. Entre 1996 e 2000 fui bolsista de trabalho na Universidade Federal do Ceará-UFC. E conheci excelentes trabalhadores, mas também vi muitos que não faziam nada. Faziam atendimento aos clientes como se fosse uma obrigação, chegavam com frequência atrasados, saiam mais cedo e se no regime do servidor dizia que podiam faltar 10 vezes no ano sem que tivesse desconto nos salários, assim o faziam. O motivo da estabilidade é para evitar que toda vez que houvesse mudança de  gestor (prefeito, governador, presidente) não houvesse demissão em massa, mas essa regalia tem criado mal atendimento e péssima qualidade no serviço. Tente ser atendido em qualquer DETRAN do país. Pode reservar dia inteiro para que consiga resolver suas obrigações. Compare atendimento BB, CEF com Itaú, Santander? Compare um trabalhador em estágio probatório (período no qual o servidor público pode ser demitido. Não tem estabilidade) estão preocupados em mostrarem serviço, mas ao ganhar estabilidade, a grande maioria relaxa e a qualidade do serviços deixa a desejar. 
Que todos nós tomemos exemplo de Isadora Faber como exemplo que vamos reclamar. Serviço público não é de graça, não é um favor. Mas pagamos caro, muito caro através dos impostos. Enquanto quem faz a escola pública (gestores, professores e funcionários) não tenham consciência que estão prestando um serviço para um cliente que paga caro por aquele serviço e que uma vez não o fazendo irá reclamar, a situação não melhorará e os governantes como forma de "maquiar" a má qualidade do ensino público resolve criar cotas para ingresso nas universidades. Faça sua parte que teremos um mundo melhor para todos.

Sim, é possível!

Professor Ricardo Brito 

3 comentários:

  1. A educação é um meio eficaz no desenvolvimento da cidadania, desperta o indivíduo para as reflexões sobre o seu meio, criando um sujeito ativo e participante dentre todas as relações por ele vivenciadas A atitude da menina Isadora Faber, foi uma atitude de cidadania que deveria ser seguida por muitos , que não tem coragem de expressar, suas ideias seus desejos, não tem coragem de expressar sua opinião por medo do que a sociedade vai pensar, e continua a conviver com as péssimas qualidades das escolas publicas, e demais órgãos, espero que depois desse fato ocorrido muitos diários de classe sejam criado para desperta na , sociedade os direitos que todos tem, assim como a obrigação de preservar todos os recursos públicos. Concordo com Sr Ricardo Brito, e admiro muito pelas colocação feita acima, a mais pura verdade, e mestres como o sr , o professor José dos Santos Martins, A professora Grassas Freitas, e muitos outros mestres que nos ensinar a olha a sociedade com uma visão critica e coerente, sempre despertando o esprito cidadão devem sim expressar suas opinião. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. A atitude dessa menina é louvável, não por ser apenas mais uma estudante, mais pela sua consciência, que se cansou de ver a triste situação de sua escola. As pessoas tendem a ter esse preconceito que escola pública é péssima tem a pior educação, já estudei em escola pública, assim como também em escola particular, os mundos são bem diferentes entre as duas, em uma você vê o luxo, na outra você a escassez de materiais.A educação pública nesse pais deixa muito a desejar, se todos os estudantes ou ate mesmo os professores dessas escolas tivessem a coragem de não aceitar mais essa situação, as escolas, o ensino seria outro. Não é porque a escola é publica que temos que esperar as verbas das prefeituras, para um dia algo ser feito, e se tiver que ser dessa maneira para chamar a atenção das pessoas responsáveis pela educação nesse pais que seja feito!! Meus parabéns para a Isadora Faber, continue assim nunca feche seus olhos e nunca cale sua boca para aceitar situações lamentáveis como as que estavam acontecendo em sua escola. Acorda Brasil!!!

    ResponderExcluir
  3. A Educação é um meio para todos e não deve ser privada para qualquer classe ou público, ela tem que percorre livre para todos...



    Eliano Sousa

    ResponderExcluir