domingo, 21 de outubro de 2012

VIAGEM INSÓLITA 2

Hoje estava recordando uma viagem que fiz juntamente com dois amigos de faculdade (Tadzio e Jorenilson) para a praia de Pipa/RN no reveillon de 1999 para 2000. 
Era uma data importante pois era a virada do milênio que todos sabem foi apenas de 2000 para 2001, mas o simbolismo de deixar de ser 19... e passar a ser 20..era muito grande. Assim, no dia 29/12 Tadzio me liga convidando para irmos à Pipa. 
- Aonde é? Perguntei.
- Aqui depois de Aracati. Ele não tinha a menor ideia de onde era.
E como iremos? 
- Na belina do pai. Você vai dirigindo.
Ainda bem que a mãe dele não deixou, pois o carro estava com dois pneus carecas. 
Ele me liga então dizendo que já tinha comprado a passagem e que embarcaríamos as 20h do dia trinta. 
Como combinamos de ficar acampado na praia levei apenas uma mochila com mais duas mudas de roupa. Nem calça levei. Quando cheguei na rodoviária e me encontrei com os meninos todos de calça e manga longa perguntei o porque daquilo e Jorel respondeu:
- E o ar condicionado do ônibus?
Puxa, eu não tinha me lembrado disso. Todos de sapatos, calça e manga longa e eu de bermuda, short e camiseta. É SÉRIO!
Ás vinte em ponto saímos. Primeira vez que viajava nessa empresa EUCATUR, Ônibus bem confortável. 

Ainda na rodoviária cliquei no botão no teto sobre a cadeira ligando a luz e assim deixei. Quando saímos de Fortaleza o motorista apagou a luz interna, muitos começaram a dormir enrolados em lençóis e eu  lá todo encolhido de braço cruzado tremendo de frio. A única luz acessa era a minha e comecei a ouvir comentários nada amistosos. Tentei apagar, mas quem foi que disse que consegui. Por mais que tentasse não apagava de forma alguma. Os xingamentos já aumentavam quando tentei ir até o motorista para que pudesse desligar. Mesmo que nada. Pois a porta que dava acesso a ele estava trancada. Voltei para minha cadeira até que percebi que dentro do ônibus tinha frigobar com copos de água mineral. Peguei a tampa do copo e coloquei cobrindo a luz. Não ficou 100%, mas ao menos restava apenas uma sombra. Quando tentava dormir, percebi que o ônibus parou. Fez uma manobra dentro do mato e retornou. Ficou aquele suspense dentro do ônibus. O que aconteceu? Sequestro? Após uns vinte minutos chegamos numa cidade, mas o motorista apenas a contornou e pegamos novamente a estrada no sentido de Pipa/RN. Passei o resto da viagem acordado tentando descobrir o que tinha ocorrido. Chegamos em Natal por volta das 4h e perguntei ao motorista o que tinha ocorrido, ele disse que tinha que pegar um passageiro na cidade, só que passou direto Quando se lembrou retornou mais não tinha mais ninguém lá. 
E eu a noite toda acordado pensando que tínhamos sido sequestrados. 
O destino do ônibus era Campo Grande/MT fomos os únicos a descer em Natal/RN. A rodoviária estava completamente deserta. Vagamos pelos corredores por alguns instantes quando um guichê estava com a luz acessa, mas aparentemente vazio. Quando me aproximei vi um casal de funcionários trocando beijos tórridos no ambiente de trabalho. Confesso que fiquei emocionado em poder testemunhar tamanho ato de carinho...Fiquei um 5 minutos ali parado quando eles perceberam minha presença e após retocar o batom a moça veio falar comigo. Perguntei qual horário do próximo ônibus para Pipa e ela respondeu que as 9h. Olhei para o relógio e vi que ainda eram 4:20h e como tinha saído de casa para rodoviária às 18h já estava com dez horas de viagens nas costas aguardar mais cinco horas era café pequeno.
Já exaustos e sem saber como chegar na praia... Um taxista nos avisa que tinha um ônibus saindo as 5h para Goianinha e de lá poderíamos pegar uma topic até Pipa. Assim fizemos.
 Na hora marcada chegou o ônibus...um pouco mais idoso do que o prometido, mas o cansaço era maior. A visão interna era pior ainda. Banco quebrados, acentos rasgados e como tinha feira em Goianinha estava cheio das mais diferentes cargas: de milho a galinha, de pássaros a porco...Acho que nem na feira tem tanto barulho assim. Fui sentado no corredor com a mochila nas pernas e na cadeira ao lado uma mulher com uma ninhada de pintos numa embalagem de papelão. Duas horas depois chegamos. 
Para nossa sorte já tinha uma topic parada com o cobrado gritando dizendo que já ia sair...corremos e nos acomodamos e fomos dando espaço para cada pessoa que ia entrando e apertando cada vez mais. Meia hora depois saímos para aquela do percurso que foi o mais eletrizante que já vivi. O motorista seguia em alta velocidade, ultrapassando pela esquerda, em curvas...Jorel lamentava não ter levado bloco de multas com ele (era fiscal de transito de Macacanaú/Ce) até que após treze horas de viagem desde Fortaleza chegamos em Pipa na manhã do dia 31/12/1999. Não tendo aonde ficar fomos procurar um local para armar a barraca, mas ai, já é uma outra História.
Sim, viajar é muito bom.
Sim, é possível!



5 comentários:

  1. Agora fiquei curioso em saber a história da barraca. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. amigos estrada e muyitas historias pra contar avida e isso

    ResponderExcluir
  3. Momentos como esses pra contar depois é muito bom, histórias vividas, oprtunidades de conhecer e ver outras pessoas, seus ritmos, suas atividades, rir muito, é bom demais, então pode contar a história da barraca, kkkkkk


    Cristiana Nóbrega

    ResponderExcluir