quarta-feira, 24 de outubro de 2012

GUIA DAS PROFISSÕES - CIÊNCIAS ECONÔMICAS


Ciências Econômicas

O QUE FAZ?
Esse profissional pesquisa o sistema econômico e temas relacionados à produção, distribuição, uso, acumulação e consumo de bens e serviços. Podem atuar na Macroeconomia, em questões da amplitude de países, regiões ou comunidades, ou na Microeconomia, buscando compreender os processos econômicos em escalas menores, por exemplo, em empresas. Nestas últimas, atuam definindo medidas econômicas a serem adotadas, avaliam problemas e definem soluções. Também pesquisam os mercados consumidores e analisam seu comportamento face aos produtos lançados, efetuam estudos e projeções e verificam as estratégias da concorrência. Nesse campo de trabalho ainda realizam análise econômica, efetuam planejamento estratégico e prestam assessoria na tomada de decisões e efetivação de negócios. No mercado financeiro, os economistas são peças-chave, pois trabalham na análise de tendências e opções de investimento. Verificam também a rentabilidade de ações e outras aplicações e orientam os operadores do mercado. Outra possibilidade de trabalho para os profissionais da área é o planejamento de políticas públicas a serem concretizadas por governos, por exemplo, planos de combate à inflação. Nesse campo de atuação, os economistas elaboram estudos sobre as atividades econômicas do país, planejam investimentos oficiais e propõem índices para taxas de juros e impostos.



O QUE ESTUDA?
O Curso de Ciências Econômicas está estruturado em quatro campos interligados de formação: Formação Geral, Formação Teórico-Quantitativa, Formação Histórica e Conteúdos Teórico-Práticos. As disciplinas do campo de Formação Geral têm por objetivo introduzir o aluno nas Ciências Econômicas com embasamento em áreas como Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Administração, Direito, Contabilidade, Matemática e Estatística. A Formação Teórico-Quantitativa é direcionada para a formação profissional específica do Economista, através da Contabilidade Social, Microeconomia, Macroeconomia, Teorias do Crescimento Econômico e Economia do Setor Público. Além disso, o aluno estuda o desenvolvimento do raciocínio lógico (matemático, estatístico e econométrico), o que proporciona instrumentos metodológicos para a sua atividade cotidiana. No que se refere à Formação Histórica, contemplada a Evolução Teórico-Metodológica do Pensamento Econômico, História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil e Economia Brasileira Contemporânea. As disciplinas de conteúdos Teórico-Práticos estão direcionadas integralmente para a elaboração do Trabalho de Monografia.

ÁREA DE ATUAÇÃO/MERCADO DE TRABALHO
Esse profissional pode laborar em órgãos públicos, bancos e demais instituições do setor financeiro, indústrias (automotivas, de alimentos, de cosméticos, de higiene, dentre outras), empresas (de planejamento, de seguros e previdência privada etc.), comércio, assessorias, consultorias e ONGs. Um nicho do mercado que demanda profissionais especializados é o Comércio Internacional. Com foco no desenvolvimento sustentável, uma nova e promissora área é a Economia Ambiental, que alia objetivos econômicos aos ecológicos. Nela, o economista analisa projetos ambientais em indústrias, ONGs e órgãos públicos e faz análises de impacto ambiental. Desenvolver pesquisas em institutos e a docência em universidades são caminhos que os que optam por Ciências Econômicas podem escolher. Outra possibilidae de trabalho é a mediação e arbitragem, ou seja, a resolução de litígios entre empresas. Os setores de transportes, de energia e de telecomunicações absorvem graduados na área, assim como de informática, educação, saúde e entretenimento; além do mercado financeiro. Chances na Economia Agroindustrial (análise e planejamento das atividades produtivas de empresas agropecuárias), órgãos administrativos do serviço público, cooperativas e sindicatos e bolsa de valores.


COMO É O CURSO NA UFC
A Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará foi fundada em novembro de 1938. Inicialmente, organizou-se como entidade privada de Ensino Superior, oferecendo o Curso Superior de Administração e Finanças, para formação de bacharéis em Ciências Econômicas. Em 1956, foi agregada à Universidade do Ceará, hoje, Universidade Federal do Ceará, instituída em 1955. Atualmente, está em Fortaleza – Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado (Campus do Benfica) e no Campus de Sobral. Na Capital, são oferecidos dois cursos de bacharelado em Ciências Econômicas: diurno e noturno, ambos disponibilizando 80 vagas, distribuídas em turmas semestrais de 40 alunos. A integralização curricular compreende um total de 192 créditos. O curso diurno pode ser desenvolvido em um período mínimo de quatro anos e meio e no máximo, sete anos. O curso noturno, em cinco anos e meio e oito anos, respectivamente. Em Sobral, a graduação pode ser feita em oito semestres, somente no período diurno, sendo oferecidas 50 vagas.

Fonte: www.ufc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário