sexta-feira, 19 de outubro de 2012

"AVENIDA BRASIL" E A ECONOMIA

Avenida Brasil, o folhetim das 21h da Rede Globo, escrita por João Emanuel Carneiro tem tido repercussões em todo o Brasil e em diversos setores da economia.

Que brasileiro gosta de novela isso é do conhecimento de todos. Mas, o que esta chamando atenção desta novela é que esta atraindo público de todos os sexos, idades e classes sociais. Com a massificação das redes sociais é possível acompanhar a repercussão de forma imediata. Não mais precisa aguardar índice do Ibope.  Basta observar que durante a exibição do capítulo e nos minutos seguintes a quantidade de comentários no faceboock e twitter. Esse interesse tem despertado interesse em diversos setores da economia e, quem diria, até da política. O candidato a  prefeitura de São Paulo Fernando Haddad adiou comício que teria presença da Presidente Dilma de sexta para sábado temendo esvaziamento por competir com exibição do último capitulo da novela. Bares e restaurantes estão mudando sua programação. Adiando música ao vivo e instalando telões para os que desejam assistir o desfecho de Carminha, Tufão e Nina na companhia de outras pessoas e com a sensação de uma final de copa do mundo. Segundo informações da assessoria de comunicação da Globo mais de 500 empresas, de diversos segmentos e tamanhos, exibirão suas marcas na sexta dia 19/10/2012. Entre os anunciantes nos intervalos da atração esta semana estão as varejistas Lojas Americanas, Carrefour, Extra, C&A, Riachuelo, Renner, as marcas de beleza Natura Una, Wella Koleston (da Procter & Gamble), Johnson's Baby, o banco Itaú, as montadoras Citroën, Ford, Honda e Volks, as marcas de alimentos Hellmann's, Hershey, as bebidas Skol e Sprite.
De acordo com a Central Globo de Comunicação, assistir novela é a terceira atividade mais realizada no dia a dia do brasileiro, e só fica atrás de comer e dormir. Por isso, as novelas de um modo geral estão entre os programas mais importantes nas estratégias de comunicação dos anunciantes brasileiros. E "Avenida Brasil" bateu o recorde de audiência da emissora neste ano, superando a final da Libertadores, disputada por Corinthians e Boca Juniors.
Não foi informado, mas especulasse que trista segundos tenha custado mais de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). 
Como economista, estou observando a movimentação econômica envolvida. Em Recife, foi cogitado exibir capitulo no cinema. O dinheiro nunca "dorme" sempre esta em movimentação. As empresas que estão investindo neste dia em especifico, o fazem por acreditar que um número muito grande de pessoas estarão assistindo e fará com que suas marcas sejam lembradas. 
O operador Nacional do Sistema (ONS) orgão que coordena a operação da energia elétrica no Brasil, prepara um esquema especial. Segundo o operador haverá uma equipe prepara uma megaoperação para evitar que aconteça um apagão logo após "Avenida Brasil". É que assim que o capítulo da novela acaba — e todos voltam aos seus afazeres normais como passar roupa, ligar uma outra TV, tomar banho, etc — há um grande pico de consumo de energia.
Não importa se esta acompanhando ou não, certamente já deve ter ouvido algum comentário. E, mesmo achando um absurdo tantas pessoas deixarem seus afazeres normais, problemas nacionais de lado devido uma novela, mas isso esta na cultura brasileira. Então, tenha um pouco de paciência...falta apenas um capítulo. E, quem sabe também não se renda e, nem que seja por alguns instantes, tente descobrir o final dessa trama que mexeu com muitos e esta fazendo alegria de diversos empresarios que perceberam que ganha dinheiro quem observa "nichos de mercado" e se antecipa. Há, os mais de 500 que anunciarão na sexta, reservaram há dois meses atras. 
Se o final foi como esperou ou não ainda não sei, mas uma coisa é certa...após os 70 minutos milhões de reais terá sido movimentado na economia brasileira. Sim, é possível!

Fonte 2: g1.com

rdo com órgão, o fenômeno acontece porque as pessoas retomam suas atividades normais - como tomar banho, acender as luzes da casa ou abrir a geladeira - simultaneamente em um curto espaço de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário