quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DIÁRIO DE BORDO 7 - SOBRAL / CE


"The United States of Sobral" 

Distante cerca de 222 km da capital, com acesso pela BR 222. "Princesinha do Norte" singelo título que possui. Sobral é umas das principais cidades do estado. Situada as margens do Rio Acaraú tem como filhos ilustres o escritor Domingos Olímpio, o Padre Ibiapina, a abolicionista Maria Tomásia Figueira Lima e, mais recentemente, o pintor Raimundo Cela, o humorista Renato Aragão e o músico Belchior. Foi em Sobral a constatação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, por meio de um eclipse lunar observado na cidade, em 1919.
Inserida no índice das cidades que mais se desenvolveram no Brasil nos últimos 10 anos, além de ser uma das 30 melhores para se morar, Sobral, com uma população estimada em quase 190 mil habitantes, de acordo o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE). O PIB de Sobral fica atrás apenas de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. Com industrias do porte da Grendene e da fábrica de cimento do grupo Votorantim. Além de um Campus da UFC e da UVA. 
Com temperatura média anual em torno de 30 graus virou sinônimo de "quentura". Primeira vez que fui a Sobral (2002) fiquei hospedado numa casa de dois andares e dormi numa rede na varanda. Me cobria com lençol não aguentava calor, tirava lençol não suportava as muriçocas. kkkk Pense num dilema a noite toda!
 Com ares aristocrata, Sobral cultiva estrangeirismos como ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus. Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense e o arco do triunfo erguido na avenida Boulevard do Arco em homenagem a Nossa Senhora de Fátima,
Com suas praças bem cuidadas e um número incontáveis de igrejas, Sobral é uma excelente opção para os que gostam de arquitetura e cultura. Recomendo uma visita ao museo: Dom José Tupinambá (Bisco que mandou erguer o Arco do Triunfo) conta com grande acervo de arte sacra e decorativa. E do museo do eclipse. 
Não deixe de conhecer a praça situada em frente ao SENAC. Bem arborizada e com animais de cerâmica em tamanho real ornamentam o local. 
Caminhar pela Avenida Boulevard do arco dar impressão que não esta no interior cearense. Com seus bares e restaurantes é uma boa pedida para tomar uma bebida gelada, namorar ou conversar com os amigos.
Com uma boa estrutura hoteleira recomendo hotel Beira Rio. Situado bem em frente a rodoviária dispõe de quantos confortáveis e um bom café da manhã. Dispõe de estacionamento fechado para hospedes. Tmabém recomendo o hotel Derby. Situado próximo ao campus da UVA Muito confortável, excelente café da manhã e com uma excelente relação custo beneficio. Para quem quer uma acomodação mais barata recomendo a pousada Aconchegante, situada no centro próximo aos correios. Com 20 leitos, 09 apartamentos, todos com ar condicionado, TV, Café da Manhã e Água Mineral Grátis e WIFI. 
Coqueiros é a maior casa de show da região. Tem festas com artistas locais e nacionais. Bem em frente tem um restaurante de comida regional. Excelente!
Para quem gosta de um local mais "popular" na rua em frente ao cemitério reúne diversos bares, pizzarias.  
O melhor de tudo que mototaxi na cidade é valor tabelado. R$ 4,00 (outubro 2012). Para qualquer local...Há, ir a Sobral e não provar refrigerante BEIRA RIO é não ter ido. Deixo que cada um tire suas próprias conclusões.
Como dizem os comediantes: Nada melhor do que um ventilador no 4 em Sobral. 
Sobral...Princesinha do Norte!
Ricardo Brito



Nenhum comentário:

Postar um comentário