domingo, 14 de outubro de 2012

SIM, É POSSÍVEL!


Austríaco salta da cápsula para a Terra

O aventureiro Felix Baumgartner subiu a quase 40 mil metros de altitude para realizar salto livre que o levará a romper a barreira do som




Salto da Estratosfera
O austríaco Felix Baumgartner, que partiu em direção à estratosfera em sua cápsula levada por um balão, saltou rumo à Terra e se tornou o primeiro humano a romper a barreira do som sem ajuda mecânica. Baumgartner estava próximo de 40 mil metros de altitude, na camada da atmosfera chamada de estratosfera, que ocupa uma faixa entre os 10 mil e 50 mil metros. O salto durou cerca de 10 minutos
A maior preocupação da equipe do aventureiro era com a integridade de seu traje. A roupa feita especialmente para o salto é necessária para contrabalançar a pressão baixíssima exercida pela atmosfera sobre o corpo de Baumgartner a uma altitude tão elevada, onde o ar é extremamente rarefeito. Segundo os técnicos, qualquer furo no traje pode ser fatal para o austríaco, já que a pressão tão baixa tem o poder de explodir seus órgãos. Para saltar, o austríaco respirou oxigênio puro para eliminar o nitrogênio de seu sangue, que tenderia a se expandir em alturas elevadas e com isso ameaçar sua saúde.
O traje também é essencial para proteger seu corpo das temperaturas de até 70 graus abaixo de zero registradas na estratosfera.
Após várias horas de atraso devido ao vento em Roswell, nos Estados Unidos, o balão que leva o aventureiro partiu às 12h29, no horário de Brasília. A subida até a altura planejada demorou cerca de duas horas e meia.
Preparação - O aventureiro austríaco, que se prepara há cinco anos para esta missão, pretende quebrar quatro recordes: ser o primeiro humano a superar a velocidade do som (mais de 1.100 km/h) sem ajuda mecânica; realizar o salto com paraquedas do local mais alto; protagonizar a queda livre mais longa; e subir ao ponto mais afastado da terra de balão.


'Queremos estender os limites da humanidade um pouco mais', disse Baumgartner horas antes de começar o desafio. O balão utilizado neste domingo é o maior já utilizado e chegará a medir 180 metros de altura em uma das fases da subida.



Uma vez que se lance na estratosfera, calcula-se que ele romperá a barreira do som nos primeiros 40 segundos de queda livre. Em condições normais, na atmosfera terrestre, a velocidade do som é de 1.234 km/h, enquanto que na estratosfera ela pode ser atingida a 1.110 km/h devido à menor resistência do ar.



Estima-se que Baumgartner viajará na velocidade supersônica por cerca de um minuto, antes de chegar a uma parte mais densa da atmosfera, que o frearia.


A queda livre de Baumgartner deverá durar cinco minutos e meio e o total do salto, até ele tocar o solo, 15 minutos.

Minha opinião:

Quando criei esse blog fiz com intuito de mostrar que sim, somo capazes de realizar nossos sonhos, basta acreditar em si. No entanto, hoje, dia 14/10/2012, tive o privilégio de acompanhar pelo youtube que SIM, É POSSÍVEL! Contra todas as expectativas o aventureiro pós sua vida em risco (calculado) buscando provar que o impossível só existe para aqueles que tem medo em si. 
SIM, É POSSÍVEL! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário