quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR

Essa semana foi comemorado o dia do professor. Todas escolas prestam homenagem aos seus mestres das mais diferentes formas: festas, presentes, mensagens de agradecimentos. No entanto, fiquei a pensar qual o real significado dessa data. Fui pesquisar o porque do dia então encontrei que  Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I decretou que todo lugarejo, seja ela uma vila ou uma cidade do Brasil abrisse sua primeira escola primária...Já o feriado foi oficializado através do Decreto Federal n.°52.682, de 14 de outubro de 1963 com o texto: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. 

Sou professor desde 2004. Ao longo desses oito anos nem tenho ideia da quantidade de alunos que tive. Em sua maioria jovens iniciando sua vida profissional. Cada turma é uma experiência nova. Novos aprendizados, novas realizações. Vejo a educação como uma missão. Como disse Paulo Freire: " Não se pode falar de educação sem amor". Amo o que faço e me entrego em cada turma. Vejo meus alunos não apenas como alunos, mas como amigos, filhos que estamos a formar para enfrentar a vida. Busco passar conteúdo e, além disso, auto estima para que sintam-se capazes em colocar em prática aquele ensinamento.
Bem que nem sempre todos compreendem essa minha forma de trabalhar. Já fui preterido numa escola pois para a coordenação bom professor é o que passa todo conteúdo programático aos alunos da forma convencional. Mas o que é o convencional? Passar conteúdo de qualquer forma, desde de que conste no diário que foi repassado? Sinceramente não concordo. Conteúdo deve ser dado sim. Mas de uma forma que seja estimulante para o aluno. Que ele perceba como aquele conhecimento será utilizado em sua vida. Nos últimos anos vemos o surgimento de diversos recursos que estão a disposição dos educadores: transparências, slides, vídeos, lousas digitais, aulas de campo...Mas nenhum dessas recursos será válido se não tiver um(a) professor(a) apaixonado pela sua profissão. 
Dificuldades são muitas. Por diversas vezes é visto pelos alunos como: chato, incompreensível...dentre outros adjetivos que todos conhecem. Mas, reconhecimento vem quando meses ou anos depois compreendem que nossos ensinamentos contribuíram para formar o profissional e o ser humano que é. 
Professor,
Siga sua trajetória. O caminho é longo, árduo e muitas vezes injusto, mas se pelo menos um dos alunos tenha compreendido que é uma pessoa melhor do que imaginava que era, terá valido apena cada centímetro dessa jornada. 

Sim, com EDUCAÇÃO tudo é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário