sábado, 13 de outubro de 2012

EU RECOMENDO - CAFÉ E FILOSOFIA - SESC FORTALEZA CENTRO


Há quatro anos que o Sesc realiza, em sua unidade do centro de Fortaleza, um projeto denominado Café e Filosofia no qual trata de vários assuntos atuais. Para o professor Casemiro Campos, coordenador do projeto e doutor em Educação, o Café se realiza toda quinta-feira, sempre das 18h às 21h com entrada gratuita. Participam do debate, segundo o professor, trinta a quarenta pessoas fixas, mas, dependendo do tema ou do convidado, o Café chega a reunir duzentas pessoas no auditório
.



A metodologia adotada, informa o professor Casemiro, é a mesma que foi ensinada por Paulo Freire no passado. Não existe frequência, carga horária ou certificado de participação. As pessoas estão livres para assistir ou não. Apenas o interesse pelo assunto e a necessidade de aprender, leva o público até o Sesc.

Proposta
A proposta do Café e Filosofia, afinal, é a de fazer as pessoas refletir sobre a situação de vida real e pensar nos temas contemporâneos dos quais não pode fugir nunca. Mesmo que queiram. Assim, já foram discutidos temas como Filosofia e Religião, Modernidade, Sagrado, História, Imagem, Consumo, Felicidade Humana e Arte. Mas também há temas específicos. Houve uma vez em que o Café discutiu, durante quatro sessões, os livros de alguns autores. 

Os conferencistas, por sua vez, nunca se repetem e todos eles são doutores no assunto que abordam. Muitos deles são cearenses. Mas também há convidados de São Paulo, Rio ou Maranhão. A última discussão levantada pelo Café, segundo Casemiro, foi sobre a Filosofia Clínica que permite ao filósofo lidar com as pessoas quase como os psicólogos lidam com seus clientes. 

Em maio de 2012, atendendo a um convite do professor Casemiro tive o privilégio de participar desse projeto como palestrante.:

17/05
É Possível Viver Melhor?
Palestrante: Ricardo Brito. (Economista, Coach Professional e Self, Pós-Graduando em Gestão Financeira e Custos e Professor Universitário).

Foi uma experiência única, onde a apresentação não se resume apenas ao palestrante - ouvinte, mas sim uma troca constante e permanente de idéias.
Eu recomendo!
Os encontros têm como facilitador Casemiro de Medeiros Campos, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, escritor e pesquisador.


SERVIÇO:


Projeto Café & Filosofia


Quinta-feira Horário: 18 horas


Local: Auditório do SESC Centro (R. 24 de maio, 692 – Centro)


Entrada Gratuita


Informações: (85) 3452-2114 / 2115.




Nenhum comentário:

Postar um comentário