terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Diário de bordo 14 - Itapipoca / Ce

Distante cerca de 130 km de Fortaleza está situada a cidade conhecida como a terra dos 3 climas (praia, serra e sertão). Sua proximidade de Fortaleza, associada a festa das flores ( tradicional festa que ocorre na última semana de maio),  a praia da baleia (um verdadeiro paraíso de águas calmas e ainda quase intocável) e  as suas riquezas culturais fazem de ITAPIPOCA um dos mais belos locais para ser visitado.

O povoado de Itapipoca teve sua colonização oficial a 13 de abril de 1744, com a concessão de uma sesmaria na serra de Uruburetama ao Sargento Mor Francisco Pinheiro do Lago, que em seguida repassou para seu genro Jerônimo Guimarães de Freitas (fundador oficial de Itapipoca) e sua esposa Francisca Pinheira do Lago. Situada entre serras e o mar, inicialmente chamada de São José de 13 de abril de 1744 a 16 de outubro de 1823. Com sua emancipação política a 17 de outubro de 1823 passou a chamar-se de Vila da Imperatriz (hoje distrito de Arapari). Em 31 de Agosto de 1915 já com sede administrativa no Arraial de Itapipoca elevou-se a categoria de Cidade de Itapipoca. Sua colonização foi iniciada há 319 anos, em 7 de outubro de 1683 (século XVII).

A denominação Itapipoca é um vocábulo indígena do dialeto sistematizado pelos jesuítas com a finalidade de catequizar os nativos da grande nação Tupi, que quer dizer PEDRA REBENTADA ou PEDRA LASCADA, uma enorme pedra que se lascou devido à reação térmica do calor do sol e o frio da noite.
Com uma área de 1.191,60 km que nela convergem três unidades distintas: caatinga arbustiva (SERTÃO), zona litorânea (PRAIA), e complexo vegetacional de matas secas e úmidas (SERRA).Na realidade Itapipoca é conhecida internacionalmente como a cidade dos três climas, que oportunizam seus moradores escolher dentro de tantas belezas naturais, habitar onde o clima lhe é mais agradável.Climas tão distintos numa cidade é fato raro entre outro município.

Povo hospitaleiro. Não deixe de conhecer a praça dos 3 climas e da praça que fica quase em frente ao hotel municipal, lá encontrará as melhores comidas da região: baião, carne de sol, panelada, espetinho...com um preço bem em conta. 

Praça dos 3 Climas
A Praça tem 25 bancos longos, 3 quiosques à direita e 2 bares ao canto. Ela representa o simbolismo de cada região do município. A PRAIA, um monumento ao pescador com dois homens empurrando uma jangada ao mar, e ao redor a vegetação típica da zona costeira. A representação do SERTÃO, uma torre de médio porte no formato retangular com um quadrado de acrílico e uma bola dentro da mesma, faz referência ao sol causticante que o sertanejo enfrenta na labuta diária. Ao pé da torre um vaqueiro no cavalo, tentando laçar o boi. A SERRA, com uma réplica da gruta da Pedra Ferrada com imitações das inscrições rupestres que há na gruta original. No centro, na frente da gruta está localizada uma estátua de uma índia banhando-se em suas águas, em referência aos índios que habitavam as Serras de Itapipoca. A praça foi inaugurada em 30 de setembro de 1992 e reformada em 2006.
PRAIA DA BALEIA
Apesar de possuir algumas pousadas, a praia da Baleia ainda mantém um ar primitivista, onde parece que o sossego chegou ali e fixou morada; a paz é apenas quebrada em períodos de festas e feriados prolongados, como a Regata da Baleia, que acontece em novembro ou dezembro, e o carnaval, quando a orla é tomada por foliões. Localizada a 55 quilômetros de Itapipoca, a praia teria esse nome porque, de acordo com lendas, as baleias costumavam encalhar nesta faixa do litoral itapipoquense. As lendas não foram comprovadas, mas há cinco anos, uma maré forte cavou um trecho da praia, revelando a ossada de um grande animal; a ossada ainda está lá enterrada na zona de maré e somente pesquisas poderão atestar se é realmente de uma baleia. Com grande vocação para o turismo, Baleia apresenta um mar de águas transparentes e tranqüilas, um cenário de coqueirais, dunas, lagoas, lagos e jangadas. A hospedagem é feita em pousadas simples e aconchegantes e estão dispostas, na sua grande maioria, à beira-mar.
Dunas da Praia da Baleia
Correspondem à formação arenosas situadas próximo à linha de praia. Ocupa uma extensa área e é composta pelos seguintes tipos : dunas móveis , e semi-fixas. As dunas móveis são formadas a partir da acumulação de sedimentos próximos a linha de praia, com ausência de vegetação e que sofrem ação do vento, o que vem a ocasionar sua migração. As semi-fixas caracterizam-se pela presença dispersa de vegetação, atenuando o transporte de sedimentos causado pelo vento. As areias possuem coloração clara (bege e esbranquiçada) e granulometria fina. A vegetação é constituída por hortências, salsas, murici, cajueiro além de gramíneas. A altura das dunas variam de 5 a 20 metros, com ventos de moderados a fortes. Algumas dunas (semi-fixas) apresentam em seus topos, formações arenosas compactadas, que dão aspecto rochoso. Sobre essas formações pode-se apreciar um belo por-do-sol, bem como a paisagem do lugar.

Hotéis e Pousadas

Hotel 3 Climas
Rua José do Patrocínio, 1228 – Coqueiro Fone: 3631.2543
Hotel Casa Branca
Av. Monsenhor Tabosa, 2703 – Júlio Fone: 3631.6212
HOTEL Maresia
Praia da Baleia, km 56, - CE Fone:(88) 631-1844 Fax:(88) 631-1844
Hotel Municipal
Av. Anastácio Braga, s/n – Centro Fone: 3631.1001
Oba Oba Hotel
Rua José do Patrocínio, 1572 – Coqueiro Fone: 3631.2618
POUSADA DA BALEIA
Telefone. 85 3303-1608
Pousada das Gaivotas - Sinta a suave brisa do marPossui Imagem
Rua das Pedra S/N
Restaurante e Hotel Piloto
Av Mons Tabosa, 2168 Centro - Itapipoca - CE Tel: (88) 3631-2215
Terra Verde Hotel
Rua José do Patrocínio, 1422 – Coqueiro Fone: 3631.2210




Fonte: http://www.itapipoca.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário