sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DIÁRIO DE BORDO 9 - TEJUÇUOCA / CE

Distante cerca de 140km de Fortaleza, com acesso através da BR 222 e pela CE 168. Tejuçuoca é muito conhecida pela festa TEJUBODE uma das maiores feiras de caprinos do estado. Cidade pequena e pacata. Com seu povo hospitaleiro. Apresenta diversas atrações de turismo ecológico como:


Parque Ecológico Furna dos Ossos 
Inserindo o semi-árido, numa área que compreende a Serra da Catirina e a Serra do Macaco, o parque dispõe de furnas e grutas impregnadas de história e misticismo, animais silvestres, formações rochosas que atiçam a imaginação e a caatinga preservada. Os primeiros a pisar na região foram os homens pré-históricos. Depois vieram os índios Tupinambás e, por último os cangaceiros refugiados da polícia. 
Na Furna dos Ossos, que dá o nome ao parque, fica o Santuário de Nossa Senhora da Graças. O lugar ideal para o descanso físico e espiritual. Num altar rústico repousa a imagem de Nossa Senhora. No passado, corpos de cangaceiros eram abandonados ali. Daí o nome Furna dos Ossos. Percurso da cidade até o parque pode ser feito num caminhão pau-de-arara. Escolha um guia e siga para o Parque Ecológico. O melhor é fazer o passeio logo cedo da manhã ou no meio da tarde.
A caminhada pela trilha da harmonia até as furnas e grutas, em meio à caatinga repleta de mandacarus e xique-xique, dura cerca de meia hora. No percurso, o visitante tem a companhia de aves. Também é possível ver tatus, preás, pebas e tejos. A pedra do Macaco acompanha o visitante, que, mais à frente, se depara com a pedra da Cabeça do Índio e com o vale da cidade encantada, com pedras pretas em conjunto lembrando ruas e casas perfeitamente ordenadas.
Povoam a área, animais silvestres raros em meio a formação rochosas intrigantes como o vale da cidade encantada e Cabeça do Índio. A paisagem cativa ecoturista e convida para desbravá-la. O veado campeiro, do Sino, da Mesa, dos ossos, do Jardim, do Macaco, do Amor, do Chico Lopes, o Mirante Arco de Deus, O Túnel do Amor e o Platô das Acauãs.
Estalactites e estalagmites seculares lembram animais e objetos petrificados. O clima quente lá de fora cede lugar ao friozinho que exala das pedras O sol penetra por pequenas fendas e ilumina o ambiente. Raízes cobrem as pedras nas furnas, permitindo escalas pelos mais aventureiros. 
O parque Ecológico Furna dos Ossos é a grande atração do turista.

Balneário Boqueirão 
A localidade de Boqueirão distando aproximadamente 8km da Sede do município de Tejuçuoca, desperta os munícipes e visitantes por sua paisagem natural, dando-nos momentos de lazer e descontração no tradicional "véu das noivas".
Fonte: http://www.tejucuoca.ce.gov.br/

Com uma boa estrutura de hospedagem hotel, pousadas e albergue. Recomendo Fazenda Hotel Luz do Sol
O Hotel Fazenda Luz do Sol está localizado na Fazenda Retiro, no distrito de Caxitoré no município de Tejuçuoca, era a antiga residência de Raimundo Silva Mota.

O Hotel Fazenda Luz do Sol possui oito apartamentos na casa grande e seis chalés com capacidade para receber até cinqüenta hóspedes. Tendo como atrações: passeio de charretes; piscina; vacaria; aprisco; passeio de cavalo e mini-zoológico.

Tejuçuoca...um ótimo destino próximo a Fortaleza. Seja para apreciar um ótimo carneiro assado ou ter contato com a natureza...eu RECOMENDO!

sim, é possível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário