domingo, 6 de janeiro de 2013

Reisado


reisado.jpg (17088 bytes)
Dá-se o nome de reisado aos grupos devidamente paramentados com muitos enfeites, roupas coloridas, fitas, chapelões e coroas ornadas com espelhinhos, para refletirem, dizem, possíveis maus-olhados.
Esses grupos percorrem as ruas e até propriedades rurais, da época natalina até o dia de Reis ( 6 de janeiro), pedindo prendas e doações, louvando os proprietários das casas, para quem dançam e cantam, representando, às vezes, pequenos autos relativos aos Reis Magos.

O reisado é composto de músicos tocando sanfonas, harmônicas ou consertinas (foles), pandeiros, zabumbas ou outros instrumentos de percussão, e de dançarinos que executam uma coreografia cheia de saltos, negaças e paradas, tudo seguido de muita cantoria plena de louvações.
A função é executada pelas ruas, praças ou propriedades rurais, parando sempre o grupo onde que se possa conseguir boas dádivas para uma festança final.
O reisado foi introduzido no Brasil via Portugal, onde a tradição ainda é conservada nas pequenas aldeia.


personagens do Reisado.



Rei - culote até os joelhos, terminado por franjas, blusa de cetim de cor diferente com mangas compridas; no peito, espelhinhos; manto de cetim dourado que cai até os joelhos; coroa de ouro, cetro.







Mestre - chapéu de palha, forrado de cetim, de aba dobrada na testa (como usam os cangaceiros) adornado com muitos espelhinhos, bordados dourados e flores artificiais; da parte não dobrada da aba pendem fitas compridas de cores variadas, saiote de cetineta até a altura dos joelhos, de cores vivas, com grega de galões largos; por baixo saia branca, com dois ou três babados; blusa, peitoral e capa.





Contramestre - idêntica à do Mestre, porém menos pomposa.

Mateus - paletó e calça de brim com placas de remendos, alpercatas de couro cru, chapéu de palha enfeitado com espelhinhos e franjas, penduricalhos ao peito, como se fossem medalhas, cantil e bornal a tiracolo; pandeiro, espingarda de bambu. Catarina (palhaça) - roupa de tecido xadrez, de maneira a lembrar um palhaço.







Boi: É essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.






Fotos: através de pesquisas feitas por, J. C. David. http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/reisado.htm
http://reisadobra.blogspot.com.br/2009/04/personagens-do-reisado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário