quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Diário de Bordo 17 - Cascavel / CE

Distante cerca de 62 km de Fortaleza, Cascavel é um verdadeiro oásis encravado interior  Cearense. Com suas praias paradisíacas (Caponga, Barra Nova, Águas Belas, Barra Velha e Palpino). Em Cascavel acontece a feira de São Bento, a segunda maior feira livre do Brasil, ficando atrás apenas da feira de Caruaru em Pernambuco.
Cidade natal de Edson Queiroz (fundador do grupo Edson Queiroz: Sistema Verdes Mares, Nacional Gás Butano, Cascaju, Unifor, Indaiá, Esmaltec...dentre outras empresas). 
A cidade é bem cuidada, com a maioria de suas ruas em paralelipípedo. Artesanato de palha e barro faz parte da cultura local. 
Um dos carnavais mais tradicionais do estado. Com festas na praia da Caponga e também na cidade, os foliões se concentram  praça São Francisco onde ocorre o tradicional "mela mela" e o o bloco das "peruas".

Com diversas churrascarias, pizzarias e lanchonetes não faltam opções. Recomendo o salgado que é muito gostoso. 
Fiquei hospedado na pousada e churrascaria Francimar. Fica na entrada da cidade, antiga CE. Quartos bem confortáveis, bom café de manhã e wi-fi grátis. 
O nome Cascavel é uma alusão as lendas do local de origem do município:
  • A cidade foi construída em cima do ninho de uma cascavel gigante. No local onde se diz haver este tal ninho, foi construída uma torre e foi colocada no topo uma imagem de Nossa Senhora do Ó para que a santa impedisse da cobra sair. Devido a essa lenda, as autoridades mudaram o nome da cidade para São Bento, mas os habitantes não se acostumaram e continuaram a chamar de Cascavel, confiantes na força da santa que impedia que a cobra devastasse a cidade. Ninguém ousa retirar a imagem de cima da torre, com medo que a Cobra levante-se e destrua tudo.
  • A outra lenda, a mais aceita, que diz que os mercadores que faziam a viagem a pé ou a cavalo para a capital e passavam por essas paragens e descansavam sob os pés de tamarineira (que na cidade era abundante), e em uma dessas "hospedagens" encontram a árvore infestada de cobras cascaveis e a partir deste dia, começaram a se referir aquele lugar como "a passagem da Cascavel".
Sua denominação original era Sítio CascavelCascavelSão Bento e desde 1833, Cascavel.
Balbino
Balbino
A pequena Balbino era inicialmente recanto de tribos indígenas até começarem a chegar negros fugindo da escravidão. A miscigenação entre as raças é visível ainda hoje entre seus descendentes. O coco-de-roda (uma dança típica do nordeste preservada principalmente no estado de Pernambuco) é ainda hoje praticado pelos moradores, sendo uma das principais manifestações da cultura local tradicional.
Em 1986 houve fortes conflitos entre moradores e o ramo imobiliário, o que levou à fundação da Associação dos Moradores do Povoado de Balbino. A área foi transformada em APA – Área de Proteção Ambiental, o que garantiu a preservação da mata nativa e da cultura dos povos locais em seus 245 hectares e 3 mil metros de praia.
A principal fonte de trabalho em Balbino é a pesca, mas a comunidade conseguiu transformar seu artesanato em renda para as famílias. Os moradores transformam o coco, matéria-prima abundante na região, em bandejas, pulseiras, molduras, entre muitas outras peças. Outra atividade é a produção de suas rendeiras. Dona Francisca Ferreira Pires produz há mais de 50 anos, sendo inclusive agraciada com o prêmio Tesouros Vivos do Ceará pelo Governo do Estado em 2009. Atualmente, cerca de 180 famílias vivem na localidade.
Outro importante evento é sua regata ecológica que acontece anualmente. Vale a pena conferir seu mirante (o Mirante do Balbino) com vista do rio e do mangue e a trilha que leva à Lagoa Seca.

Caponga
Caponga
Situada a 14 km de Cascavel, Caponga é um dos mais tradicionais destinos dos fortalezenses aos finais de semana e feriados. Comunidade pesqueira, o ano todo é comum a chegada dos jangadeiros trazendo peixes frescos para a praia, fazendo a alegria de moradores e visitantes. No mês de agosto realiza-se o Festival da Sardinha, principal evento da localidade.
Caponga representa o principal núcleo de pesca do município de Cascavel. Localizada em uma pequena enseada, tem como cenário um coqueiral que contorna os espelhos d'água e um mar bastante calmo com arrecifes. Uma das principais atrações é a Barra da Caponga, formada pelo fluxo da maré.
Apresenta dunas e tem um cajueiro que apresenta a mesma anomalia do famoso Cajueiro de Pirangi do Norte, no Rio Grande do Norte. Encanta pela beleza e pela natureza das suas locações. A proximidade de Fortaleza faz de Caponga uma boa opção para quem quer um pouco mais de sossego sem, contudo, se isolar da civilização.

Águas Belas
AguasBelas
Vizinha a Caponga, 3 km ao leste, a receptiva praia de Águas Belas. Localiza-se junto à foz do rio Malcozinhado, que percorre um caminho sinuoso até o mar, formando um bonito contraste entre suas águas azuis e areias brancas. A beleza da foz do Malcozinhado, aliás, é o que batizou Águas Belas.
Suas águas são calmas e de agradável temperatura. Águas Belas possui uma boa estrutura turística com a maior concentração de pousadas, hotéis e restaurantes de praia de Cascavel. Perfeita para o turista que deseja ficar bem hospedado e não abre mão de um lugar tranquilo. Você encontrará restaurantes de praia de qualidade e requinte, então aproveite para saborear a culinária local baseada em peixes frescos e frutos do mar. Hospedar-se em Águas Belas é estratégico ainda por ficar entre as praias de Caponga e Barra Nova, servindo como ponto de apoio.
A praia possui convênio com a CVC e é visitada por operadoras de turismo como a Girafatur, Enseada, Ocean View, Caminhos do Sol, entre outras, o que garante a presença de visitantes o ano inteiro. Uma das particularidades da praia é o que os moradores chamam de "Banho relaxante": quando a maré seca levando as águas do rio, piscinas naturais formam-se nas depressões do terreno acidentado. Com a ação do sol forte as águas esquentam e o banhista tem o privilégio de um banho natural de água quente nas piscinas formadas. Estar em Águas Belas é ter a oportunidade de ser bem recebido em um lugar de uma beleza deslumbrante.

Barra Nova
BarraNova
Se Águas Belas se destaca pela receptividade, Barra Nova, formada no encontro do rio Choró com o mar, cerca de 12 km de Cascavel, tem na forte presença da natureza um dos mais promissores destinos do turismo ecológico no Ceará. A praia conta com poucas barracas oferendo o melhor do que seus pescadores trazem em suas jangadas do mar.
Suas areias brancas são moldadas pelas águas do rio Choró, formando a barra. A cada subida e descida da maré – portanto mais de uma vez ao dia – o rio modifica-se, trazendo um ar de exclusividade à praia. Em cada visita se prepare, pois ao retornar você poderá encontrar uma praia bem diferente.
Aproveite as lagoas formadas na maré baixa, propícias a um banho tranquilo. Essa tranquilidade de suas águas é o que faz a praia lotar de famílias todos os domingos e feriados, vindas de Cascavel, Fortaleza e toda a região. Uma forte presença visual são os barcos lagosteiros ancorados em suas águas. Não tem como visitar Barra Nova e não se emocionar com as noites de lua cheia na praia, vendo-a sair de dentro do mar.
Os kitesurfistas – o esporte do momento no Ceará – como não poderia deixar de ser, estão presentes em Barra Nova. E falando na exuberância de sua natureza, uma boa opção são as trilhas ecológicas por manguezais rio adentro, e os passeios de barco pelo rio Choró.
Suas imensas falésias guardam histórias de quando a região ainda era palco de disputas entre os portugueses e invasores, como a garganta dos piratas, onde, segundo a lenda, piratas escondiam-se de seus inimigos. O local ainda é um berçário natural de garças, um imperdível espetáculo proporcionado pelas aves em sobrevoos ao entardecer.
Em Barra Nova, a beleza de seu mar é só mais um atrativo em meio a uma variedade de opções ecológicas que a natureza proporcionou ao local.

Distritos

Quando o Município de Cascavel foi criado, em 1833, era constituído por quatro distritos: Cascavel, Lucas (hoje Beberibe), Sucatinga e Pedro de Sousa. Depois foram criados outros distritos: Pitombeiras (1876), Guanacés (1890), Baixinha, depois Pindoretama (1894) e Jacarecoara (1910).
De lá para cá sofreu várias alterações. Atualmente, tem a seguinte composição: Cascavel (sede), Cristais, Guanacés, Jacarecoara, Caponga e Pitombeiras.
CRISTAIS
Localiza-se no extremo sul do município, a 78 km da sede e à margem esquerda do rio Pirangi. É cortado pela BR-116. Por abundância de minerais (cristais) que afloram no solo, os moradores batizaram o lugar com esse nome. É o mais jovem distrito de Cascavel. Foi desmembrado do distrito de Pitombeiras em 20 de maio de 1993.
GUANACÉS
Localizado a oeste do município, a 11 km da sede, foi criado em 20 de outubro de 1890. O lugar Bananeiras, em 1943, recebeu novo nome em homenagem aos índios Anacés, Guanacé e Wanacé que habitaram o vale do rio Choró e o litoral cearense. Por duas vezes, em 1963 e 2009, a população mobilizou-se, sem sucesso, no processo de autonomia municipal. A CE-253 corta a sede do distrito. A indústria JBS – Couros está instalada entre este distrito e o município de Pacajus.
JACARECOARA
Localiza-se a leste à margem esquerda do rio Choró, a 9 km da sede. Significa jacaré exposto (quarando) ao sol, alusão que os antigos moradores faziam aos jacarés que predominavam na foz do rio Choró. Foi criado em 25 de janeiro de 1910. Na praia da Barra Nova, no século XIX funcionou o Porto Cozinha ou Porto Pilão.
CAPONGA
Localiza-se ao norte, no litoral a 14 km da sede. Origem do Tupi Ka' á põga – pequeno lago de água doce formado no solo arenoso do litoral; ou linha de pescar com a bola na ponta, em vez de anzol (cf. : HOUAISS). O distrito de Caponga foi criado em 22 de novembro de 1951. Em 2009, a população mobilizou-se, sem sucesso, num processo de autonomia administrativa.
PITOMBEIRAS
Localiza-se no sul do município a 82 km da sede. No povoamento da região fazia-se referência a um "pé de pitombeira", lugar onde se arranchavam comboieiros e outros viajantes a caminho do sertão ao litoral. Foi criado em 25 de agosto de 1876 (Fonte: Cascavel Didático).
Fonte:http://www.cascavel.ce.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=46&Itemid=101
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascavel_(Cear%C3%A1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário